Momento Cidade #46: Como integrar decisões pode ampliar a sustentabilidade urbana?

Nesta edição, o entrevistado é Mateus Henrique Amaral, autor da dissertação “O desafio de definir indicadores para explorar a sustentabilidade do nexo entre água, energia e alimentos na Macrometrópole Paulista”, defendida na Faculdade de Saúde Pública da USP

Por
 23/07/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #46: Como integrar decisões pode ampliar a sustentabilidade urbana?
/

Para entender como a sustentabilidade pode impactar decisões envolvendo o consumo de água, energia e alimentos, o Momento Cidade desta semana entrevista o biólogo Mateus Henrique Amaral, autor da dissertação O desafio de definir indicadores para explorar a sustentabilidade do nexo entre água, energia e alimentos na Macrometrópole Paulista, orientada pelo professor Leandro Luiz Giatti e defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Durante a entrevista, o pesquisador explica como ocorre a relação entre elementos essenciais, como água, energia e alimentos, na macrometrópole paulista, um território que envolve mais de 170 municípios do Estado de São Paulo. Em seu estudo, ele analisa a desigualdade entre diferentes regiões da macrometrópole e aponta a presença de injustiças sociais e ambientais presentes na troca entre cidades produtoras e consumidoras desses bens.

Para Giatti, “é necessário que gestores tenham um olhar mais amplo, para otimizar políticas que já existem ou construir novas”, com o objetivo de encontrar uma solução mais sustentável no uso de bens da cidade.

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite e Guilherme Calaça, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.