Momento Cidade #44: Como a agricultura urbana pode ajudar no combate à desigualdade?

Nesta semana, a entrevistada é Laura Martins de Carvalho, autora da tese “Agricultura urbana em contextos de vulnerabilidade social na zona leste de São Paulo e em Lisboa, Portugal”, defendida na Faculdade de Saúde Pública da USP

Por
 11/06/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #44: Como a agricultura urbana pode ajudar no combate à desigualdade?
/

Para entender como a agricultura urbana pode ajudar populações em desvantagem econômica, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Laura Martins de Carvalho, autora da tese Agricultura urbana em contextos de vulnerabilidade social na zona leste de São Paulo e em Lisboa, Portugal, orientada pela professora Claudia Maria Bógus e defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

A pesquisa investiga a produção da agricultura urbana em contextos de vulnerabilidade social em sete hortas localizadas na zona leste de São Paulo e em dois parques hortícolas de bairros sociais de Lisboa, Portugal. Além disso, “eu analiso a trajetória de vida de agricultores e de agricultoras, de onde eles vieram, por que vieram para São Paulo, e o que os levou às hortas”, conta Laura. 

Para a pesquisadora, a agricultura urbana tem potencial para combater desigualdades estruturais enfrentadas por populações vulneráveis, e pode contribuir com transformações sociais e econômicas em grandes cidades.

A tese completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Guilherme Calaça e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.