Momento Cidade #41: Quem são os frequentadores da Estação Sé?

Nesta edição, a entrevistada é Cristiana Martin, autora da dissertação “As praças sob a praça: usos concebidos, percebidos e vividos da Estação Sé do Metrô de São Paulo”, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Por
 30/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 16/08/2021 as 13:45
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #41: Quem são os frequentadores da Estação Sé?
/

Para mapear a trajetória e os usos de uma das mais tradicionais estações de Metrô da capital paulista, a Estação Sé, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Cristiana Martin, autora da dissertação As praças sob a praça: usos concebidos, percebidos e vividos da Estação Sé do Metrô de São Paulo, orientada pela professora Fraya Frehse e defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

No coração de São Paulo, a Estação Sé é localizada logo abaixo de uma das maiores praças da cidade. Seus frequentadores incluem os passageiros que circulam pelos corredores e trens e os “não passageiros”, termo utilizado pela pesquisadora para definir parte do público da estação. “Ao entrevistar funcionários que integravam o Departamento de Achados e Perdidos, seguranças, funcionários da operação e também os funcionários da limpeza, cada um enxergava a estação de uma forma diferente”, ressalta ela. 

Para Cristiana, espaços como a Estação Sé constituem uma infraestrutura que vai muito além da mobilidade, abarcando locais de trabalho, encontro e convivência de todos aqueles em seu entorno.

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.