Momento Cidade #40: Como tecnologias de mobilidade podem transformar o desenho urbano?

Nesta edição, a entrevistada é Melissa Belato Fortes, autora da tese de doutorado “Tecnologias disruptivas e mobilidade urbana: inovações para o desenho das cidades”, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Por
 16/04/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #40: Como tecnologias de mobilidade podem transformar o desenho urbano?
/

Para investigar como as tecnologias de mobilidade podem alterar a rotina das nossas grandes metrópoles, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Melissa Belato Fortes. Ela é autora da tese de doutorado Tecnologias disruptivas e mobilidade urbana: inovações para o desenho das cidades, orientada pelos professores Denise Helena Silva Duarte e Marcelo Eduardo Giacaglia, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Um dos seus principais objetivos foi compreender como se dá a incorporação de novas tecnologias de transportes na malha urbana, em especial o veículo sem motorista e a mobilidade compartilhada. Ao mensurar o impacto desse tipo de inovação, a arquiteta estudou como se daria a dinâmica das mudanças no espaço urbano, devido principalmente às alterações na demanda pelos estacionamentos localizados na rua, bem como as alterações das dimensões das faixas viárias.

Para a autora, a introdução de diferentes formas de mobilidade, que se preocupem com a qualidade de vida e com a criação de espaços mais sustentáveis, pode alterar o desenho das nossas cidades desde já. “Cidades voltadas a uma mobilidade urbana mais sustentável, que priorizam pedestres, ciclistas e o transporte coletivo têm estruturas diferentes das demais cidades, possuindo espaços urbanos convidativos às caminhadas, aos encontros, à permanência de pessoas, com espaços arborizados, fachadas ativas e centralidades urbanas”, defende ela.

A tese completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: David Ferrari
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.