Momento Cidade #38: Quem são as crianças da Praça Kantuta?

Nesta edição, a entrevistada é Júlia Audi Feigenblatt, autora da dissertação de mestrado “Entre São Paulo e Bolívia: a vida na cidade narrada pelas crianças bolivianas na Praça Kantuta”, defendida na Faculdade de Educação da USP

Por
Jornal da USP
Momento Cidade #38: Quem são as crianças da Praça Kantuta?
/

Para conhecer a perspectiva raramente ouvida das crianças que vivem na cidade de São Paulo, o Momento Cidade desta semana entrevista Júlia Audi Feigenblatt. Graduada em Pedagogia pela USP, a pesquisadora se debruçou sobre a percepção da vida em São Paulo a partir da vivência de crianças bolivianas, filhas de trabalhadores da Praça Kantuta, local que recebe aos domingos uma feira gastronômica com pratos típicos do vizinho latino-americano, contando também com manifestações culturais, festas religiosas e torneios esportivos.

O estudo, defendido na Faculdade de Educação (FE) da USP, se atenta aos pequenos como sujeitos da pesquisa. Segundo Júlia, essa preocupação parte da sociologia da infância e permeia a participação das crianças na sociedade em geral, mas principalmente em pesquisas acadêmicas.  “Eu comecei a pensar um pouco em quais são as crianças que a gente não ouve. Porque como professora de escola particular eu percebo que tem bastante diferença entre as classes sociais também. Eu comecei a pensar em quais personagens eram excluídos na nossa vida, e cheguei nessa questão do imigrante”, acrescenta.

Por meio de uma aproximação respeitosa e fluída, que incluiu depoimentos, desenhos e fotografias de autoria das crianças, Júlia traçou seu trabalho descritivo. O resultado é um mapeamento sobre a percepção desses pequenos cidadãos com raízes bolivianas, mas que vivem a cidade de São Paulo. Para Júlia, a partir das falas das crianças, “fica muito claro como a nossa cidade não é boa para crianças e não é boa para pessoas, falta definitivamente uma possibilidade mais humana de circulação na cidade”.

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Giovanna Stael
Produção: Denis Pacheco
Edição: Beatriz Juska e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.