Momento Cidade #24: Como as linhas de Metrô moldaram nossas metrópoles?

Para o pesquisador Leonardo Lisbôa, é preciso reorganizar e expandir o sistema de transportes sobre trilhos de São Paulo para reduzir desigualdades

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 03/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 23/09/2020 as 17:15
Momento Cidade - USP
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Momento Cidade #24: Como as linhas de Metrô moldaram nossas metrópoles?
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Em 2019 São Paulo transportou, em média, mais de 50 milhões de pessoas por dia por meio de linhas ferroviárias. No entanto, com uma população crescente e uma rede que não alcança todas as regiões da cidade, os transportes sobre trilhos da capital ainda se encontram longe de um estágio ideal. Mas o que é preciso fazer para ampliarmos e melhorarmos as atuais linhas de Metrô e trens?

Para responder a questão e entender como o planejamento urbano dos transportes tem moldado o tecido urbano de grandes cidades, no Momento Cidade desta semana entrevistamos o pesquisador Leonardo Lisbôa, autor da tese Transporte de Londres, Paris e São Paulo: aspectos fundamentais do planejamento e expansão das redes de transportes estruturais e sua relação com a organização do tecido urbano, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Em seu doutorado, Lisbôa investigou o passado e o presente do transporte sobre trilhos de três grandes capitais do mundo. O trabalho analisou o uso do solo ao redor de redes de Metrô e trens urbanos para entender como a localização de estações e trilhos impactava nas atividades de diferentes regiões em Londres, Paris e São Paulo.

Para ele, a pesquisa evidencia que, em São Paulo, cuja rede de Metrô começou a ser implantada quase um século depois da primeira delas, em Londres, ainda estamos aquém do ideal, já que, em 2020, as atuais linhas de trens e Metrô não cobrem as necessidades da cidade em expansão, que foi moldada pelo transporte de automóveis. Na capital paulista, o foco em rodovias enfraqueceu o investimento em transportes sobre trilhos, “e hoje temos dificuldade de reorganizar as atividades na cidade, em função do desenho que [ela] adquiriu, em função da expansão rodoviária”, salienta Lisbôa.

Acima de tudo, de acordo com o pesquisador, é preciso entender que o desenho da cidade, norteado por políticas de planejamento urbano, precisa ter um papel inclusivo que tenha como objetivo a redução de desigualdades. E, em cidades como São Paulo, isso envolve também o planejamento dos transportes. “O papel do transporte é não apenas fazer com que as pessoas circulem, mas também com que o espaço urbano, esse lugar em que as pessoas vivem, se transforme”, finaliza.

A pesquisa completa pode ser acessada neste link.

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Ficha técnica

Reportagem: Gabriel Guerra
Produção: Denis Pacheco
Edição: Guilherme Fiorentini


Momento Cidade
O Momento Cidade vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, sextas-feiras, às 8h05 na Rádio USP – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

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