Minuto Saúde Mental #70: A inteligência artificial (IA) vai substituir os psicólogos?

ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA) para interação com humanos na forma de texto, não vê substituição no momento ou em futuro próximo

 27/04/2023 - Publicado há 12 meses
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #70: A inteligência artificial (IA) vai substituir os psicólogos?
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa traz o questionamento: A inteligência artificial (IA) vai substituir os psicólogos? E, para a resposta, Sousa consultou o ChatGPT, recurso da IA que tem a capacidade de produzir textos a partir do que é solicitado. Segundo a própria tecnologia, apesar da rápida evolução da inteligência artificial, é muito improvável que os psicólogos sejam substituídos no momento atual ou num futuro próximo.

Para o ChatGPT, “embora a inteligência artificial (IA) esteja se desenvolvendo rapidamente e possa ser usada em diversas áreas, incluindo a psicologia, a substituição completa dos psicólogos por IA é altamente improvável no momento atual e no futuro próximo. A IA pode ser útil na triagem de pacientes, fornecendo informações sobre diagnósticos e tratamentos, ajudando a identificar padrões em grandes conjuntos de dados e oferecendo suporte para intervenções terapêuticas.

No entanto, a psicologia é uma área complexa que lida com a mente humana e o comportamento, que são influenciados por uma variedade de fatores, incluindo cultura, história de vida, ambiente e experiências pessoais. Portanto, a interação humana e a compreensão de emoções, motivações e pensamentos subjacentes ainda são fundamentais para a prática da psicologia. Além disso, muitos aspectos do trabalho dos psicólogos envolvem habilidades que a IA ainda não pode replicar completamente, como empatia, compaixão, criatividade e julgamento clínico. A IA pode ser útil para complementar a prática clínica, mas a relação terapêutica é complexa e pode ser difícil de substituir por uma máquina. Em resumo, a IA pode ser uma ferramenta valiosa na prática da psicologia, mas não é provável que substitua completamente a interação humana e as habilidades dos psicólogos em um futuro próximo”.

Sousa considerou a resposta “impressionante”, dada através de um texto bem escrito e ponderado, “seguindo uma linha muito parecida com a que eu mesmo estava indo antes de ter a ideia de usar a ferramenta”. O professor argumenta ainda ser “muito interessante ver listadas ali características fundamentalmente humanas nas quais se apoia o trabalho do psicólogo, como empatia, compaixão e criatividade”.


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.