Minuto Saúde Mental #69: Qual o seu nível de felicidade em uma escala de 0 a 10?

Pesquisa realizada pelo Instituto Ideia avaliou o nível de felicidade dos habitantes do estado de São Paulo com base em 11 diferentes pilares

30/03/2023 - Publicado há 1 ano
Minuto Saúde Mental - USP
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa fala sobre o mapa da felicidade do estado de São Paulo. O levantamento feito pelo Instituto Ideia foi realizado em 2004 pela primeira vez e repetido agora, em 2023. Os resultados foram divulgados pelo jornal O Estado de São Paulo para celebrar o Dia Internacional da Felicidade, comemorado em 20 de março.

O professor conta que o levantamento foi feito a partir da pergunta: “como anda seu nível de felicidade em uma escala de 0 a 10?” e feita para quase seis mil pessoas. “Os resultados encontrados foram interessantes e podem nos ajudar a pensar melhor em como distribuímos nossas prioridades e o que mais contribui para a nossa felicidade”.

O estudo listou 11 pilares e os entrevistados deveriam avaliar uma nota que descrevesse o quanto aquele pilar contribui para a sua felicidade. Na ordem de maior para menor importância, os pilares avaliados foram: espiritualidade, satisfação com a vida, família, comunidade, saúde, lazer, relacionamentos, trabalho, segurança, finanças e governo.

Os resultados mostraram que os níveis gerais de felicidade caíram em quase todas as 11 regiões do estado, consideradas na avaliação. “A nota mais baixa foi observada no litoral, onde a queda foi de 21%. Na capital, a queda foi de 7%, enquanto na região de Ribeirão Preto, o nível de felicidade caiu 5% de 2004 pra cá”, comenta Sousa.

Por fim, o professor destaca que o estudo mostrou que dinheiro e juventude não foram associados a maiores níveis de felicidade e que as mulheres se sentem, hoje, mais felizes que os homens. O estudo completo pode ser acessado aqui.