Minuto Saúde Mental #68: Transtorno Opositivo Desafiador traz mudanças comportamentais e de humor

Atitudes de raiva, insistência ou mesmo agressividade são os principais sintomas, mas não devem ser confundidos na hora do diagnóstico

 16/03/2023 - Publicado há 1 ano
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #68: Transtorno Opositivo Desafiador traz mudanças comportamentais e de humor
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa fala sobre o Transtorno Opositivo Desafiador, conhecido pela sigla TOD. Comum em crianças e adolescentes, o transtorno pode gerar um excesso de comportamentos críticos, o que acaba atrapalhando o ambiente familiar e escolar do indivíduo.

O professor conta que os sintomas do TOD são divididos em três grupos: humor raivoso e/ou irritável, comportamento argumentativo desafiador e comportamento vingativo. “Para receber o diagnóstico, a pessoa tem que apresentar um padrão frequente de pelo menos quatro sintomas que se encaixam nesses grupos e que durem pelo menos seis meses contínuos”, esclarece Sousa.

A classificação desses sintomas pode ser difícil de ser realizada o que gera diagnósticos errados, problema que vem sendo criticado por profissionais e pesquisadores da área. “A classificação de comportamentos como esses citados como parte de um transtorno, ou seja, de um problema importante de saúde mental, acaba ‘medicalizando’ comportamentos normais para certos períodos de desenvolvimento”, diz o professor. Ou seja, não é qualquer comportamento de raiva, insistência ou agressividade que justifica o diagnóstico.

O diagnóstico correto pode trazer mais qualidade de vida dentro da família e melhores experiências com as outras pessoas, já que o indivíduo, mesmo que não perceba com clareza, está sofrendo. Sousa conta que o tratamento do transtorno consiste principalmente em psicoterapia e aprendizado de habilidades interpessoais.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.