Minuto Saúde Mental #65: Pensamentos e sentimentos ligados a política podem afetar a saúde mental dos indivíduos

Independentemente do lado político escolhido, as discussões sobre o tema podem impactar a saúde mental; estresse e problemas com o sono são sintomas que podem aparecer neste contexto

24/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 01/02/2023 as 11:42
Minuto Saúde Mental - USP
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa conta como os pensamentos e sentimentos relacionados à política podem impactar a saúde mental dos indivíduos, gerando sintomas como o estresse e até mesmo pensamentos suicidas.

O professor comenta sobre um estudo norte-americano, da Universidade de Nebraska, publicado este ano, que comparou entrevistas realizadas com as mesmas 700 pessoas, em 2017 e em 2020, após as eleições presidenciais nos Estados Unidos. O estudo mostrou que os sentimentos relacionados a política apresentam impactos sobre a saúde. Problemas de sono e instabilidade nos relacionamentos, além do estresse e pensamentos suicidas, foram identificados nesses indivíduos.

Em 2019, outro estudo sobre o tema também foi publicado pela Universidade Weill Cornell, dos Estados Unidos. Os resultados mostraram que 87% dos terapeutas entrevistados relataram ter discussões políticas com seus pacientes. “E o mais importante, eles relataram que a aliança terapêutica era mais forte com aqueles pacientes que compartilhavam da mesma opinião”, diz Souza.

Por fim, o professor ressalta a importância destas pesquisas para entender o alcance das posições políticas atualmente e como podem afetar o resultado de um tratamento psicológico, que deve sempre buscar uma melhora na qualidade de vida do paciente.

Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão