Minuto Saúde Mental #64: Interromper uso de antidepressivos em finais de semana pode prejudicar eficácia do tratamento

Como é uma medicação de uso prolongado, a interação com bebidas alcoólicas pode piorar sintomas de ansiedade e depressão

 10/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 01/02/2023 as 11:44
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #64: Interromper uso de antidepressivos em finais de semana pode prejudicar eficácia do tratamento
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa esclarece algumas dúvidas sobre a interação do álcool com medicamentos antidepressivos e faz um alerta para os indivíduos que interrompem o tratamento aos finais de semana para ingerir bebidas alcoólicas.

Sousa afirma que, para que seja eficaz, o tratamento com antidepressivos deve ser contínuo, já que não têm efeito agudo como remédios para dor de cabeça, por exemplo. Para o correto funcionamento no organismo é necessário manter um nível constante da substância no sangue e assim regular as funções que não estão normais.

Além disso, o professor lembra que o álcool tem um efeito depressivo no sistema nervoso, podendo causar ou piorar sintomas de ansiedade e depressão. A combinação de certos medicamentos com a bebida alcoólica pode também causar sedação ou sonolência. “Como o álcool também causa esses efeitos, eles podem ser potencializados de forma desagradável”, complementa Sousa.

Por fim, o professor enfatiza que os antidepressivos devem ser tomados na dosagem, frequência e horário determinados pelo médico responsável, que deve sempre ser consultado antes de qualquer mudança.


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.