Minuto Saúde Mental #6: Tratar a ansiedade traz qualidade de vida, conforto emocional e desenvolvimento pessoal e profissional

A ansiedade foi desenvolvida e aperfeiçoada ao longo de milhares de anos de evolução para nos ajudar a prever situações potencialmente arriscadas e nos preparar para lidar com elas

 11/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 15/03/2021 as 16:53
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #6: Tratar a ansiedade traz qualidade de vida, conforto emocional e desenvolvimento pessoal e profissional
/

Sabe aquela pessoa ansiosa, preocupada com o que  os outros possam pensar dela em todas as situações?  No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa fala sobre essa ansiedade geral, diagnóstico e tratamento.

Segundo o professor, a ansiedade é como um “aplicativo” do nosso organismo, desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de milhares de anos de evolução para nos ajudar a prever situações potencialmente arriscadas e nos preparar para lidar com elas. Nesse sentido, a ansiedade é natural e positiva.

Ao longo da vida, algumas pessoas apresentam uma ativação exagerada do que podemos chamar de nossos “alarmes internos”, ou seja, as reações de ansiedade naturais começam a funcionar de modo desproporcional às ameaças reais do ambiente ou até sem que haja qualquer ameaça de fato. Por causa disso, a pessoa pode começar a evitar determinadas situações e limitar suas possibilidades de satisfação na vida.

“De acordo com sua própria avaliação, a preocupação que você tem com o que os outros pensam de você é excessiva e você está perdendo oportunidades por causa de seus sentimentos ansiosos. Esses são sinais claros de que a ansiedade ultrapassou os limites naturais e está interferindo no seu funcionamento, e de que é hora de procurar ajuda.”

Sousa lembra que, felizmente, hoje, a ansiedade tem tratamento e muitas pessoas descrevem ganhos muito grandes na qualidade de vida depois dele, com mais conforto emocional para lidar com o mundo e maior desenvolvimento pessoal e profissional.

“O tratamento dos transtornos de ansiedade – que é o nome que a ansiedade recebe quando começa a atrapalhar de fato – envolve preferencialmente o uso combinado de medicações e terapia psicológica e os resultados geralmente começam a aparecer depois de 30 a 60 dias.”

Minuto Saúde Mental tem apresentação do professor João Paulo Machado de Sousa, produção dos professores Sousa e Jaime Hallak, com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa do CNPq e Fapesp.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.