Minuto Saúde Mental #57: O que é compulsão alimentar?

A compulsão alimentar pode fazer parte de diferentes quadros que são agrupados sob o nome de transtornos alimentares; os mais conhecidos são a anorexia e a bulimia

 21/07/2022 - Publicado há 2 anos
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #57: O que é compulsão alimentar?
/

Compulsão alimentar é um termo usado para descrever situações em que uma pessoa ingere muito mais comida do que seria necessário para satisfazer sua fome em uma determinada refeição ou durante um certo período de tempo. Além disso, a pessoa sente que não tem controle sobre o quanto está comendo durante esse período. No Minuto Saúde Mental desta semana o professor João Paulo Machado de Sousa fala sobre quem pode sofrer do transtorno, os tipos mais conhecidos e o tratamento.

Episódios de compulsão alimentar podem acontecer com qualquer pessoa, como é o caso dos exageros que cometemos em certas situações como nos feriados de fim de ano, por exemplo. Se essas ocasiões são isoladas e não causam maiores problemas ou preocupações não há necessidade de se procurar ajuda, mas a compulsão alimentar pode fazer parte de diferentes quadros que são agrupados sob o nome de transtornos alimentares. Os dois transtornos alimentares mais famosos, por assim dizer, são a anorexia e a bulimia.

Um transtorno menos conhecido e que também merece atenção é o transtorno de compulsão alimentar periódica, ou binge eating disorder em inglês. Esse transtorno é diagnosticado quando a pessoa vive episódios frequentes de compulsão alimentar (ou seja, comer demais com sensação de perda de controle) que estão associados com sensações de comer muito rápido, sentir-se excessivamente “cheio” e ingerir grandes quantidades de comida sem estar de fato com fome. Outros dois critérios importantes que podem acompanhar os episódios de compulsão são o costume de se alimentar longe de outras pessoas por vergonha de que elas vejam a quantidade que se está comendo e sentimentos de culpa, depressão ou desprezo por si mesmo.

“Se você tem experimentado sensações como essas que descrevemos aqui com frequência, procure um profissional que possa lhe ajudar a avaliar se seus episódios são mesmo de compulsão alimentar e, caso sejam, qual o melhor acompanhamento para o seu caso específico, já que a internet está cheia de informações desencontradas que podem atrapalhar o tratamento correto”, avalia o professor João Paulo Machado de Sousa.


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.