Minuto Saúde Mental #55: O que é narcisismo?

Na psicanálise, o narcisismo descreve tanto um momento normal do desenvolvimento da mente quanto um estado patológico onde a relação com outras pessoas e com o mundo fica prejudicada

Por
Minuto Saúde Mental
Minuto Saúde Mental
Minuto Saúde Mental #55: O que é narcisismo?
/

O termo narcisismo é muito difundido hoje em dia e é usado com frequência quase como um sinônimo de egoísmo, mas há muito mais nessa história, como conta o professor João Paulo Machado de Sousa, no podcast Minuto Saúde Mental desta semana.

Segundo Sousa, o conceito surgiu a partir do mito grego de Narciso, um jovem muito bonito que rejeitou o amor de uma ninfa chamada Eco e acabou por se apaixonar pela própria imagem, que admirava por horas sem fim refletida em um lago. Ali, Narciso teria morrido e dado origem a uma flor que carrega o seu nome.

Embora não tenha sido o primeiro a usar o termo no contexto da saúde mental, diz Sousa, foi Freud quem o tornou conhecido para designar um estado onde a atenção do indivíduo está voltada para si próprio, tendo como consequência a rejeição das particularidades e necessidades dos outros. “Na psicanálise, o narcisismo descreve tanto um momento normal do desenvolvimento da mente quanto um estado patológico onde a relação com outras pessoas e com o mundo fica prejudicada.”

A psiquiatria atual descreve um quadro que tem o nome de transtorno de personalidade narcisista cujos sintomas incluem, entre outros, sentimentos de grandiosidade, forte convicção de ser uma pessoa única, pouca empatia, arrogância e a tendência de colocar ganhos pessoais acima das necessidades das outras pessoas.

“Como é fácil deduzir a partir destes critérios, uma pessoa que sofre do transtorno de personalidade narcisista pode ter sérias dificuldades de relacionamento em todas as áreas da vida, com perdas e perturbações importantes para si mesmo e para as pessoas com quem convive. Juntando todas essas informações, podemos perceber que também não é fácil para qualquer um de nós sentir empatia por alguém com características narcisistas, mas é importante destacar que todos esses comportamentos são resultado de sensações profundas de fragilidade e do pouco valor que o indivíduo narcisista atribui a si mesmo.”

O diagnóstico e o tratamento do transtorno de personalidade narcisista devem ser feitos por um profissional de saúde mental e a principal forma de intervenção recomendada nesses casos é a psicoterapia, ocasionalmente acompanhada de remédios para o controle de determinados sintomas.


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.