Minuto Saúde Mental #54: É verdade que os antidepressivos podem causar problemas de memória?

Um problema enfrentado pelos pesquisadores nesta área é diferenciar os efeitos dos antidepressivos dos efeitos da própria depressão

 09/06/2022 - Publicado há 2 anos
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #54: É verdade que os antidepressivos podem causar problemas de memória?
/

Como os antidepressivos estão entre as medicações mais usadas no mundo, é comum – e até importante – as pessoas ficarem preocupadas com seus efeitos colaterais e os pesquisadores têm tentado sanar dúvidas sobre eles com vários estudos no mundo todo. Neste episódio do Minuto Saúde Mental o professor João Paulo Machado de Sousa responde a pergunta de um ouvinte, se os antidepressivos podem causar problemas de memória. E é objetivo: sim, os antidepressivos pode causar problemas de memória e analisa a questão.

Segundo Sousa, um problema enfrentado pelos pesquisadores nesta área é diferenciar entre os efeitos dos antidepressivos e os efeitos da própria depressão. “A depressão é uma doença que altera o funcionamento cerebral em vários níveis e existem estudos que sugerem que ela esteja relacionada a um aumento nos casos de demência; ou seja, pessoas que sofrem de depressão parecem ter mais chance de desenvolver quadros como a doença de Alzheimer, por exemplo. Esses estudos também mostram que a depressão afeta não somente a memória, mas outras funções importantes como o raciocínio e a atenção.”

Os antidepressivos usados hoje, diz o professor, têm menos efeitos colaterais que seus “irmãos” mais velhos e, de forma geral, costumam causar pouca ou nenhuma sedação. “A sedação é um estado onde a atenção pode ficar significativamente reduzida, atrapalhando o registro de informações que, consequentemente, não poderão ser recuperadas depois pela memória.”

Sousa alerta que, um antidepressivo específico, a paroxetina, age em receptores no cérebro que são responsáveis pelas tarefas cognitivas e, por isso, seu uso deve ser reconsiderado se aparecerem dificuldades de raciocínio e memória, entre outras.

O professor informa ainda que além da depressão há outras causas possíveis para problemas de memória em pessoas que não estão com demência. Dentre as mais comuns, e que afetam muita gente atualmente, estão a falta de sono, o uso abusivo de álcool e o estresse ou a ansiedade. Além disso, problemas de tireoide também podem estar relacionados a prejuízos cognitivos e podem causar quadros muito semelhantes à depressão.

“Resumindo, os antidepressivos podem estar relacionados a dificuldades de memória, mas a depressão em si causa prejuízos cognitivos, dentre outras perdas importantes, e deve ser tratada por um profissional competente – e com todos os recursos disponíveis – assim que seus primeiros sinais forem detectados.”


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.