Minuto Saúde Mental #43: Autoestigma faz com que muitas pessoas demorem ou não consigam buscar ajuda para tratar problemas de saúde mental

O principal meio para se combater o estigma de forma geral, e não só na saúde mental, é a informação

 09/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 10/12/2021 as 16:56
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #43: Autoestigma faz com que muitas pessoas demorem ou não consigam buscar ajuda para tratar problemas de saúde mental
/

Com a sociedade de maneira geral falando cada vez mais sobre saúde mental, talvez você já tenha se deparado ou irá se deparar em breve com o termo estigma. É sobre esse termo que o professor João Paulo Machado de Sousa fala no Minuto Saúde Mental desta semana.  

Em seu significado mais concreto, estigma quer dizer “marca”, assim como aquelas que alguns povos utilizavam em seus escravos para deixar clara sua posição social, ou as marcas nas mãos e pés de Jesus resultantes da crucificação. No sentido mais amplo em que é utilizado hoje em dia, o termo estigma serve para se referir a alguma característica pessoal que traria desvantagem em relação a outras pessoas, uma marca de inferioridade. É por isso que a palavra ganhou importância na saúde mental.

A pessoa com um problema de saúde mental é frequentemente vista por outras como alguém incapaz de responder integralmente às demandas típicas de sua faixa etária e contexto cultural. Além disso, como a diferença é associada à inferioridade, o estigma pode frequentemente resultar em discriminação. É importante guardar a informação de que o estigma afeta a empatia, que é a capacidade que a gente tem de se identificar com a condição do outro e que é crucial para a vida social. 

O estigma pode, ainda, surgir de dentro da própria pessoa. Por exemplo, quando alguém percebe que está tendo dificuldades para lidar com as questões da vida e com os próprios sentimentos e faz um julgamento negativo desta percepção, que acaba dificultando a busca por ajuda. Muitos pesquisadores acreditam que o estigma contra si mesmo (ou autoestigma) faz com que muitas pessoas demorem ou não consigam buscar ajuda para tratar problemas de saúde mental.

O principal meio para se combater o estigma de forma geral, e não só na saúde mental, é a informação. Isso acontece porque o conhecimento sobre qualquer condição de saúde faz com que entendamos melhor as causas e a extensão do problema e não nos apoiemos em crenças ao lidar com ele. No caso da saúde mental, por exemplo, muita gente ainda associa a ocorrência de dificuldades e transtornos com características pessoais como fraqueza e falta de iniciativa. Quando essas pessoas entendem que problemas de saúde mental ocorrem por causa de uma cadeia de causas que estão além da vontade ou da capacidade de ação da pessoa atingida, fica mais fácil ultrapassar o estigma, sentir empatia e até oferecer ajuda.

Portanto, ao lidar com pessoas que estão em sofrimento mental ou ao sentir que as coisas não vão bem com você mesmo, o melhor a fazer é buscar informação e ajuda competente.


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.