Minuto Saúde Mental # 34: Pessoas com fobia social tendem a ter perdas pessoais, sociais e profissionais

O transtorno pode ser isolado e contornável ou pode acabar impedindo que a pessoa que sofre desse medo participe de uma série de situações gerando grandes perdas, mas respondem bem a tratamentos com medicamentos e psicoterapia

 07/10/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 11/10/2021 as 11:34
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental # 34: Pessoas com fobia social tendem a ter perdas pessoais, sociais e profissionais
/

O podcast Minuto Saúde Mental desta semana fala sobre o medo de falar em público, por qual razão isso acontece e o que pode ser feito nesses casos, respondendo a uma ouvinte. Segundo o professor João Paulo Machado de Sousa, uma coisa que podemos afirmar com segurança é que nossa ouvinte não está sozinha e que muita gente entende bem o que ela sente quando tem que falar em público, já que este parece ser o medo mais frequente no mundo. “Mas vamos compreender alguns fatos que merecem mais atenção. Talvez você que acompanha o nosso programa se lembre que a ansiedade é um sentimento humano normal que ocorre em todas as pessoas e serve para nos preparar para diversas situações da vida, como uma prova ou entrevista de emprego, por exemplo. Além disso, também já falamos que o que separa a ansiedade e o medo normais de um transtorno mental são os prejuízos causados.”

Voltando ao medo de falar em público, o professor explica que ele pode ser isolado e contornável (apesar de causar incômodo) ou pode acabar impedindo que a pessoa que sofre desse medo participe de uma série de situações e tenha, por causa disso, perdas pessoais, sociais e profissionais. Neste segundo caso, o medo de falar em público provavelmente
faz parte de um quadro conhecido como Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social.

Embora as pessoas que sofrem deste transtorno possam ter medo apenas da situação de falar em público, são comuns as dificuldades em outras atividades sociais, como comer com outras pessoas, assinar documentos na frente de outros e conversar com pessoas do sexo oposto ou figuras de autoridade. Como o TAS causa sofrimento constante e perdas às vezes consideráveis para a pessoa, ele gera queda significativa de qualidade de vida e pode estar associado a outros diagnósticos como a depressão ou o transtorno de ansiedade generalizada.

As pessoas que sofrem de TAS tendem a ter maior dificuldade com os estudos, cargos e salários menores e a se casarem com menor frequência do que pessoas em condições semelhantes que não sofrem do transtorno. A boa notícia é que o TAS costuma responder bem ao tratamento com medicações e psicoterapia; portanto, se você está percebendo que sua dificuldade de falar em público ou de realizar outras atividades sociais pode estar trazendo prejuízos para sua vida, procure um profissional de saúde mental o quanto antes para que o quadro seja controlado e os possíveis danos evitados ou minimizados.


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.