Manhã com Bach #98: Cantata de Natal utiliza texto que remonta ao século 5

Poema de Coelius Sedulius é a base de hino de Martim Lutero que inspirou composição de Johann Sebastian Bach

Por
 27/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/01/2022 as 15:24
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #98: Cantata de Natal utiliza texto que remonta ao século 5
/

Surgida em Leipzig para celebrar o Natal de 1724, a cantata Christum wir sollen loben schon, “A Cristo devemos louvar belamente” (BWV 121), de Johann Sebastian Bach, está baseada no hino de mesmo nome criado dois séculos antes, em 1524, pelo reformador alemão Martim Lutero, que por sua vez utiliza parte do poema A solis ortus cardine, “Desde o nascer do sol”, composto no século 5 pelo poeta cristão Coelius Sedulius.

Essa cantata foi apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 25 e 26 de dezembro de 2021. O programa exibiu ainda a cantata Sehet, welch eine Liebe hat uns der Vater erzeiget, “Vede, que amor o Pai nos demonstrou” (BWV 64). Com isso, Manhã com Bach concluiu a audição das onze cantatas de Natal preservadas de Bach, inciada no final de novembro.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.