Manhã com Bach #96: Jesus e “Anima” dialogam em cantata de Natal de Bach

Obra tem forte tom dramático, com recitativos próximos de sua função original na ópera, de “alavancar a ação”

Por
 13/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/01/2022 as 15:21
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #96: Jesus e “Anima” dialogam em cantata de Natal de Bach
/

Na cantata Selig ist der Mann, “Bem-aventurado é o homem” (BWV 57), ocorre um diálogo entre duas pessoas que Bach mesmo chamou de Jesus e “Anima”, Jesus e a alma. Segundo o musicólogo alemão Alfred Dürr (1918-2011) – uma das maiores autoridades nas cantatas de Bach do século 20 -, essa cantata possui um forte componente dramático, com recitativos que estão mais próximos de sua função original na ópera, que é “alavancar a ação”.

Uma das onze cantatas de Natal preservadas de Johann Sebastian Bach, datada de 1725, ela foi exibida nos dias 11 e 12 de dezembro de 2021 no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), que exibiu ainda outra cantata de Natal de Bach, Ich freue mich in dir, “Eu me alegro em ti” (BWV 133), de 1724.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.