Manhã com Bach #95: Cantata de Natal insere o coro em movimento de Suíte Orquestral

Bach inclui vozes em obra originalmente instrumental para comemorar a data máxima do cristianismo

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Manhã com Bach #95: Cantata de Natal insere o coro em movimento de Suíte Orquestral
/

A música do coral de abertura da cantata Unser Mund sei voll Lachens, “Nossa boca esteja cheia de risos” (BWV 110), de Johann Sebastian Bach, é extraída da Suíte Orquestral Número 4 em Ré Maior (BWV 1069), uma obra instrumental do compositor alemão. Bach inseriu o coro no movimento instrumental “magistralmente”, como afirma o musicólogo alemão Alfred Dürr (1918-2011), uma das maiores autoridades nas cantatas de Bach do século 20.

Essa cantata – composta em Leipzig para celebrar o Natal de 1725 – foi apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 4 e 5 de dezembro de 2021. Ela é uma das onze cantatas de Natal preservadas de Johann Sebastian Bach, que estão sendo mostradas em Manhã com Bach ao longo de cinco programas. Nesta edição, foi exibida outra dessas obras, a cantata Ehre sei Gott in der Höhe, “Louvado seja Deus nas alturas” (BWV 197a), além de uma peça para órgão, Prelúdio e Fuga em Dó Maior (BWV 531).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.