Para alguns especialistas, Johann Sebastian Bach não foi influenciado em nada pelo Iluminismo – ou pela Aufklärung, o termo alemão para designar esse movimento racionalista que exerceu forte influência no pensamento europeu do século 18. Para outros especialistas, o espírito da época está evidenciado no racionalismo da arquitetura musical de Bach. Entre uma e outra dessas posturas, a música de Bach parece constituir uma perfeita síntese entre o Iluminismo e a contemplação, entre o racionalismo e a devoção religiosa, colocados a serviço da busca pela perfeição da arte musical.
Exemplo disso é a cantata Tritt auf die Glaubensbahn, “Anda na estrada da fé” (BWV 152), apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 20 e 21 de novembro de 2021. Manhã com Bach exibiu ainda a Sinfonia em Ré Maior (BWV 1045) e a Suíte Francesa Número 6 em Mi Maior (BWV 817).
Ouça no link acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.
As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.