Manhã com Bach #74: Bach fez nove cantatas com letra da poetisa Christiana von Ziegler

Senhora da alta sociedade de Leipzig foi uma das mulheres que contribuíram para a carreira do compositor alemão

Por
 12/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 16/07/2021 as 11:31
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #74: Bach fez nove cantatas com letra da poetisa Christiana von Ziegler
/

A poetisa alemã Christiana Mariana von Zigler (1695-1760), uma senhora da alta sociedade de Leipzig que forneceu a letra de nove cantatas de Johann Sebastian Bach, foi uma das mulheres que contribuíram para a carreira artística do compositor alemão, como mostrou o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 10 e 11 de julho de 2021. Uma dessas nove cantatas é Sie werden euch in den Bann tun, “Eles vos expulsarão”, em tradução livre (BWV 183), apresentada no programa. Manhã com Bach exibiu ainda a Partita Número 1 em Si Menor (BWV 1002), para violino solo.

No programa, foram citadas outras mulheres importantes na vida do compositor: sua mãe, Elisabeth Lämmerhirt Bach, que morreu quando Bach tinha 9 anos de idade, sua primeira mulher, Maria Barbara Bach, que morreu em 1720, sua segunda mulher, Anna Magdalena Bach, com quem se casou em 1721, e suas filhas Catharina Dorothea, Elisabeth Juliane Friederike – a única delas que casou -, Johanna Carolina e Regina Susanna. Como descrevem os biógrafos do compositor, as mulheres da família Bach – composta ainda de seis filhos homens – formavam um coro e tinham o costume de cantar de manhã e à noite em sua residência, em Leipzig. Anna Magdalena era cantora e foi intérprete de cantatas de Bach.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.