Manhã com Bach #71: Cantatas narram despedida de Jesus aos seus discípulos

Obras apresentadas neste mês no Festival Bach, na Alemanha, são exibidas no programa “Manhã com Bach”

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Manhã com Bach #71: Cantatas narram despedida de Jesus aos seus discípulos
/

Duas cantatas exibidas neste ano no Bachfest – o Festival Bach, tradicional evento dedicado à música de Bach, realizado anualmente em Leipzig, na Alemanha – foram apresentadas no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 19 e 20 de junho de 2021. Elas são as cantatas Am Abend aber desselbigen Sabbats, “Mas na noite desse mesmo sábado” (BWV 42), e Wer mich liebet, der wird mein Wort halten, “Quem me ama, esse guarda a minha palavra” (BWV 74).

As duas obras se referem a passagens do Novo Testamento em que Jesus Cristo se despede de seus discípulos. Com o tema Erlösung (“Redenção”), o Bachfest foi realizado entre os dias 11 e 20 deste mês e contou a biografia de Jesus Cristo através da apresentação de 33 cantatas de Bach. Como acontece todos os anos, em junho, Manhã com Bach acompanha o festival e apresenta músicas exibidas no evento.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.