Manhã com Bach #68: Bachfest conta a biografia de Cristo através de cantatas de Bach

Tradicional evento alemão dedicado à música de Johann Sebastian Bach será realizado de 11 a 15 de junho

Por
Jornal da USP
Manhã com Bach #68: Bachfest conta a biografia de Cristo através de cantatas de Bach
/

Depois de ter sido cancelado no ano passado em razão da pandemia de covid-19, o Festival Bach (Bachfest) – tradicional evento dedicado à música de Johann Sebastian Bach que se realiza anualmente em Leipzig, na Alemanha – voltará a ser realizado neste ano, num formato diferente, também por causa da pandemia. Em vez dos mais de 100 eventos presenciais programados, o festival apresentará 12 concertos on-line, pelo sistema on-demand, entre os dias 11 e 15 de junho. Com o tema Erlösung (“Redenção”), o festival trará, nesses 12 concertos, 30 cantatas de Bach que contam a biografia de Jesus Cristo, desde o anúncio da sua vinda, passando pelo nascimento, ensinos e ações, até sua morte e ressurreição, de acordo com os Evangelhos.

Como acontece todos os anos, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), acompanha o Bachfest e apresenta algumas das músicas programadas para serem exibidas no evento. Nos dias 29 e 30 de maio de 2021, o programa mostrou duas composições de Bach previstas para a abertura do festival, antes da mudança da programação: o prelúdio coral O Mensch, bewein dein Sünde gross, “Ó, homem, deplora o teu grande pecado” (BWV 622), e a cantata Ich hatte viel Bekümmernis, “Eu tive muitas aflições” (BWV 21).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.