Manhã com Bach #66: “Concerto de Brandenburgo Número 5” faz do cravo instrumento solista

Obra de Bach ocupa posição especial na história do gênero concerto em razão do tratamento dado ao cravo

Por
Jornal da USP
Manhã com Bach #66: "Concerto de Brandenburgo Número 5" faz do cravo instrumento solista
/

O Concerto de Brandenburgo Número 5 em Ré Maior (BWV 1050), de Johann Sebastian Bach, ocupa uma posição especial na história do gênero concerto. Nele, pela primeira vez na história da música, o cravo é elevado à condição de instrumento solista, deixando de ser meramente um instrumento que forma o baixo contínuo – o fundamento da música no período barroco.

Esse concerto foi exibido no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 15 e 16 de maio de 2021. O programa continuou as comemorações pelos 300 anos dos Concertos de Brandenburgo, obras que Bach dedicou ao margrave Christian Ludwig, de Brandenburgo, no dia 24 de março de 1721 – há exatos três séculos, portanto. Na mesma edição, Manhã com Bach apresentou também a cantata Mit Fried und Freud ich fahr dahin, “Com paz e alegria eu parto para lá” (BWV 125).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.