Manhã com Bach #66: “Concerto de Brandenburgo Número 5” faz do cravo instrumento solista

Obra de Bach ocupa posição especial na história do gênero concerto em razão do tratamento dado ao cravo

Por
 17/05/2021 - Publicado há 3 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #66: "Concerto de Brandenburgo Número 5" faz do cravo instrumento solista
/

O Concerto de Brandenburgo Número 5 em Ré Maior (BWV 1050), de Johann Sebastian Bach, ocupa uma posição especial na história do gênero concerto. Nele, pela primeira vez na história da música, o cravo é elevado à condição de instrumento solista, deixando de ser meramente um instrumento que forma o baixo contínuo – o fundamento da música no período barroco.

Esse concerto foi exibido no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 15 e 16 de maio de 2021. O programa continuou as comemorações pelos 300 anos dos Concertos de Brandenburgo, obras que Bach dedicou ao margrave Christian Ludwig, de Brandenburgo, no dia 24 de março de 1721 – há exatos três séculos, portanto. Na mesma edição, Manhã com Bach apresentou também a cantata Mit Fried und Freud ich fahr dahin, “Com paz e alegria eu parto para lá” (BWV 125).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.