Manhã com Bach #64: “Concertos de Brandenburgo” requerem pelo menos 14 instrumentos

Instrumentação dessas peças, que completam 300 anos, ainda desafia músicos e musicólogos

Por
 03/05/2021 - Publicado há 3 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #64: "Concertos de Brandenburgo" requerem pelo menos 14 instrumentos
/

Dando continuidade às comemorações pelos 300 anos dos Concertos de Brandenburgo – dedicados por Johann Sebastian Bach ao margrave de Brandenburgo, Christian Ludwig, em 24 de março de 1721 -, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), exibiu o Concerto de Brandenburgo Número 3 em Sol Maior (BWV 1048), nos dias 1º e 2 de maio de 2021. O programa apresentou também a cantata Wachet! Betet! Betet! Wachet!, “Vigiai! Orai! Orai! Vigiai!” (BWV 70).

Os seis Concertos de Brandenburgo requerem 14 instrumentos para serem executados: flauta, flauta transversal, oboé, fagote, trompa, trompete, violino, violino piccolo, viola, viola da gamba, violoncelo, baixo, contrabaixo e cravo. Mas, três séculos depois de compostas, essas peças ainda apresentam muitos problemas sobre a instrumentação para estudiosos e instrumentistas. Um desses problemas, por exemplo, se refere à questão muito discutida de saber se o instrumento requerido para o Concerto Número 2 que Bach designa com o termo italiano fiauto (flauta) é o mesmo instrumento solicitado para o Concerto Número 4 que Bach chama de fiauto d’echo. Se forem diferentes, então o número de instrumentos utilizados é 15, não 14.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.