Manhã com Bach #62: “Concertos de Brandenburgo” completam 300 anos

Peças foram oferecidas por Bach em março de 1721 ao margrave Christian Ludwig, de Brandenburgo

Por
 19/04/2021 - Publicado há 3 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #62: "Concertos de Brandenburgo" completam 300 anos
/

Os famosos Concertos de Brandenburgo foram oferecidos pelo compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) ao margrave de Brandenburgo, então uma corte ligada ao reino da Prússia, acompanhados de uma dedicatória datada de 24 de março de 1721 – há exatos 300 anos, portanto.

O programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), começou a comemorar essa data nos dias 17 e 18 de abril de 2021, quando exibiu o Concerto de Brandenburgo Número 1 em Fá Maior (BWV 1046). As outras cinco obras desse conjunto serão apresentadas nos programas seguintes, sempre na interpretação da Orquestra Barroca de Freiburg, na Alemanha, acompanhadas de comentários extraídos do livro Bach – The Brandenburg Concertos, do musicólogo britânico Malcolm Boyd (1932-2001), publicado em 1993 pela Cambridge University Press.

Nos dias 17 e 18, o programa apresentou também a cantata Halt im Gedächtnis Jesum Christ, “Mantém na memória Jesus Cristo” (BWV 67). A interpretação foi da orquestra da J. S. Bach Foundation, de St. Gallen, na Suíça, sob regência de Rudolf Lutz.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.