Manhã com Bach #57: Em Weimar e Köthen, Bach fez obras-primas da música universal

Programa “Manhã com Bach” continua a comemorar os 336 anos do compositor alemão, nascido em 21 de março de 1685

Por
 15/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/03/2021 as 14:46
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #57: Em Weimar e Köthen, Bach fez obras-primas da música universal
/

No período em que trabalhou como músico na corte de Weimar, entre 1708 e 1717, e nos anos em que atuou na corte de Köthen, entre 1717 e 1723, Johann Sebastian Bach criou várias obras-primas da música universal. Em Weimar, ele deu origem ao maior e melhor repertório para órgão da história da música. Em Köthen, compôs os Concertos de Brandenburgo, as Suítes para Violoncelo, sonatas e partitas para violino solo e concertos para cravo e flauta, por exemplo.

Foi o que mostrou o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 13 e 14 de março de 2021. O programa deu continuidade às comemorações do aniversário de 336 anos do compositor alemão, que serão completados no próximo dia 21. Bach nasceu em 21 de março de 1685, em Eisenach, na Turíngia, no leste da Alemanha.

Duas das composições criadas por Bach em Weimar e Köthen foram exibidas no programa: o prelúdio coral Von Gott Will ich nicht lassen, “De Deus eu não quero largar” (BWV 658), para órgão, e a cantata Die Zeit, die Tag und Jahre macht, “O tempo que faz o dia e o ano” (BWV 134a).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.