Manhã com Bach #53: Cantata exalta a “doce hora da morte”

Programa “Manhã com Bach” apresenta uma das cantatas do compositor que abordam o tema da morte

Por
Jornal da USP
Manhã com Bach #53: Cantata exalta a "doce hora da morte"
/

Apresentada pela primeira vez na corte de Weimar, em 1716, a cantata Komm, du süsse Todesstunde, “Vem, tu, doce hora da morte” (BWV 161), é uma das obras vocais de Bach que têm como tema a morte. Nessas obras, a morte é vista como uma passagem para a bem-aventurança eterna, em contraste com a vida de tristeza e dor na terra. Por isso, ela é desejada.

A cantata foi uma das atrações do programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2017. O programa exibiu também o prelúdio coral Kyrie Gott Vater in Ewigkeit, “Senhor, Deus Pai na eternidade” (BWV 669) do Clavier-Übung III, o terceiro volume do Exercício de Teclado, e a Suíte Orquestral Número 4 em Ré Maior (BWV 1069).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.