Manhã com Bach #52: Bach se dedicou ao órgão até na maturidade em Leipzig

Programa apresenta peça para órgão, sonata para violino e uma cantata

Por
Jornal da USP
Manhã com Bach #52: Bach se dedicou ao órgão até na maturidade em Leipzig
/

Embora a maior parte da sua monumental obra para órgão tenha sido composta na corte de Weimar – onde atuou como músico entre 1708 e 1717 -, o compositor alemão Johann Sebastian Bach nunca deixou de se dedicar a esse instrumento. Uma das evidências disso é o Prelúdio e Fuga em Dó Maior (BWV 547), para órgão, peça datada do período da maturidade de Bach, fase vivida em Leipzig, na Saxônia, no leste da Alemanha.

Essa composição foi apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2021. O programa exibiu ainda a Sonata para Violino em Sol Menor (BWV 1001) e a cantata Herr, wie du willt, so schicks mit mir, “Senhor, como tu queres, assim dispõe de mim” (BWV 73).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.