Manhã com Bach #50: Bach fez cantata para funerais de princesa da Saxônia

Obra foi apresentada pela primeira vez em 17 de outubro de 1727, em Leipzig

Por
Jornal da USP
Manhã com Bach #50: Bach fez cantata para funerais de princesa da Saxônia
/

A cantata Laß Füerstin, laß noch einen Strahl, “Deixa, princesa, deixa ainda um brilho” (BWV 198), de Johann Sebastian Bach, foi executada pela primeira vez em 17 de outubro de 1727, em Leipzig, durante os funerais da rainha Christiane Eberhardine, princesa eleitora da Saxônia e rainha da Polônia. Ela era muito querida na Saxônia – região predominantemente luterana – porque se manteve protestante mesmo quando seu marido, o rei Augusto, se converteu ao catolicismo para poder assumir o trono da Polônia.

A obra foi apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 23 e 24 de janeiro de 2021. O programa exibiu também a Sonata para Violino e Cravo em Lá Maior (BWV 1015).

Em razão das férias, essa edição de Manhã com Bach foi uma reapresentação do programa exibido em 2 e 3 de novembro de 2019.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.