Manhã com Bach #47: Cantata tem instrumentação incomum no barroco

No terceiro movimento, obra dispensa o contínuo, usado na época como fundamento de toda música

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=377005

Manhã com Bach #47: Cantata tem instrumentação incomum no barroco
Manhã com Bach - USP

 
 
00:00 / 59:29
 
1X
 

Nos dias 2 e 3 de janeiro de 2021, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou a cantata Vergnügte Ruh, beliebte Seelenlust, “Descanso prazeroso, amado desejo da alma” (BWV 170). Composta em 1726, em Leipzig, essa cantata traz uma instrumentação incomum: no terceiro movimento, ela dispensa o contínuo, que na época de Bach constitui o fundamento e apoio de toda música. Como nota o musicólogo alemão Alfred Dürr, especialista nas cantatas de Bach, fazendo o contínuo se ausentar, o compositor provavelmente quer simbolizar, com isso, a falta de direção e de apoio daqueles que vivem longe de Deus.

O programa apresentou também o prelúdio coral Dies sind die heiligen zehn Geboten, “Estes são os santos dez mandamentos” (BWV 678), e a Suíte Inglesa Número 2 em Lá Menor (BWV 807).

Em razão das férias, essa edição de Manhã com Bach foi uma reapresentação do programa exibido nos dias 4 e 5 de maio de 2019.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.