Manhã com Bach #30: “Suítes para Violoncelo” de Bach completam 300 anos

Programa “Manhã com Bach” começa série sobre essas obras-primas da música universal, criadas em cerca de 1720

Por
 08/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 05/07/2021 as 17:46
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #30: "Suítes para Violoncelo" de Bach completam 300 anos
/

Nos dias 5 e 6 de setembro de 2020, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), deu início a uma série com seis episódios que destacarão as seis Suítes para Violoncelo (BWV 1007-1012) do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Além da Suíte para Violoncelo Número 1 em Sol Maior (BWV 1007), o programa apresentou também a cantata Erschallet, ihr Lieder, erklinget, ihr Saiten, “Ressoai, canções, soai, cordas” (BWV 172), composta em 1714 na corte de Weimar.

Como foi dito no programa, as seis Suítes para Violoncelo de Bach foram compostas por Bach em cerca de 1720, na corte de Köthen, no leste do atual território da Alemanha, onde Bach trabalhou como músico a serviço do príncipe Leopold von Anhalt-Köthen durante cinco anos e meio, entre 1717 e 1723.

Embora não se saiba a data exata da composição dessas obras, é certo que em 1720 elas estavam concluídas e foram executadas no palácio da corte de Köthen pelo violoncelista Christian Ferndinand Abel, um virtuose da orquestra mantida pelo príncipe Leopold. É possível que Bach tenha criado essas suítes para esse músico.

As seis Suítes para Violoncelo praticamente caíram no esquecimento após a morte de Bach, em 1750. Ao longo de mais de 150 anos, elas foram cultivadas no círculo restrito de músicos já experimentados. Somente em 1890, o músico catalão Pablo Casals (1876-1973) – então um adolescente de 13 anos – encontrou numa loja de discos de Barcelona uma velha edição alemã das partituras daquelas obras. Imediatamente o garoto se encantou com o que tinha diante de si. Tanto que levou 12 anos, ensaiando continuamente as suítes, até se decidir a apresentá-las em público. As primeiras gravações das seis peças, feitas por Casals, datam dos anos 1930. Por isso o músico catalão é justamente considerado o “descobridor” das seis Suítes para Violoncelo de Bach.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.