Manhã com Bach #27: Programa traz obras para órgão, música de câmara e cantata

Composições são representativas do trabalho de Bach nas cortes de Weimar e Köthen e na cidade de Leipzig

Por
 17/08/2020 - Publicado há 4 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #27: Programa traz obras para órgão, música de câmara e cantata
/

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2020, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou quatro músicas do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750): a Canzona em Ré Menor (BWV 588), a Alla Breve em Ré Maior (BWV 589), ambas para órgão, a Sonata para Violino e Cravo em Sol Maior (BWV 1019) e a cantata Ich elender Mensch, wer wird mich erlösen, “Eu, miserável homem, quem me salvará?” (BWV 48).

Essas obras são representativas de cada uma das três principais etapas da carreira profissional de Bach, que ele viveu em Weimar (entre 1708 e 1717), Köthen (entre 1717 e 1723) e Leipzig (entre 1723 e 1750). Em Weimar Bach se dedicou principalmente à música para órgão. Em Köthen, como tinha à disposição a excelente orquestra mantida pelo príncipe Leopold von Anhalt-Köthen, ele produziu grande sobras na área da música de câmara. Já em Leipzig destacaram-se as composições para música sacra vocal.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site do Jornal da USP. Às segundas-feiras ele é disponibilizado em formato de podcast na área de podcasts do site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.