Manhã com Bach #245: Música de Bach ajudou a financiar hospital de Schweitzer na África

Organista alemão dava concertos na Europa com o objetivo de arrecadar recursos para a instituição no Gabão

Por
 18/11/2024 - Publicado há 2 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #245: Música de Bach ajudou a financiar hospital de Schweitzer na África
/

Para financiar o hospital que montou em Lambarene, no Gabão, em 1913 – existente até hoje -, o médico, teólogo, filósofo, organista, musicólogo, pastor e professor Albert Schweitzer (1875-1965) dava concertos ao órgão na Europa, apresentando músicas de Johann Sebastian Bach. Além disso, os recursos obtidos com a venda do seu livro J. S. Bach – Le Musicien-Poète (“J. S. Bach – O músico-poeta”) – escrito originalmente em francês e publicado também em alemão e inglês – foram revertidos para aquele hospital, que se tornou a maior obra assistencial da África ocidental. Como escreve Schweitzer em outro livro, Zwischen Wasser und Urwald (“Entre a água e a selva”), “dessa maneira Bach contribuiu com a sua parte para a criação do hospital destinado aos negros nas selvas”.

Duas dessas músicas de Bach que contribuíram para ajudar os africanos são apresentadas nesta edição de Manhã com Bach, na interpretação de Albert Schweitzer: o Prelúdio e Fuga em Sol Maior (BWV 541) e o Prelúdio e Fuga em Dó Maior (BWV 547). O podcast exibe ainda a cantata Wer weiss, wie nahe mir mein Ende?, “Quem sabe quão próximo está o meu fim?” (BWV 27).

Esta edição de Manhã com Bach conclui as comemorações pelos 150 anos de nascimento de Albert Schweitzer, que serão completados no dia 14 de janeiro de 2025.

Nascido no dia 14 de janeiro de 1875 na região da Alsácia – então território alemão, hoje pertencente à França -, Schweitzer é considerado um precursor da bioética e do movimento ecológico graças a um conceito que ele formulou, a “reverência à vida” (Erfurcht vor dem Leben), que consiste no mais profundo respeito a todas as formas de vida existentes. Em 1905, quando era professor da Faculdade de Teologia da Universidade de Estrasburgo, na Alsácia, e já consagrado como pensador e organista, ele resolveu estudar medicina. Depois de formado médico, foi para a comunidade de Lambarene, na então chamada África Equatorial Francesa, o atual Gabão, e ali fundou um hospital, a que dedicou toda a vida. Por isso, em 1952, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 16 e 17 de novembro de 2024. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.