Manhã com Bach #23 – Programa exibe obra que marca transição nas cantatas de Bach

Música traz elementos de obras anteriores, que serão abandonados, e características de composições posteriores

Por
 20/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 24/07/2020 as 22:06
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #23 - Programa exibe obra que marca transição nas cantatas de Bach
/

Nos dias 18 e 19 de julho de 2020, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou uma cantata que representa uma transição na obra vocal sacra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750): a cantata Ich hatte viel Bekümmernis, “Eu tive muitas aflições” (BWV 21).

Composta em 1714 na corte de Weimar, essa obra representa uma transição nas cantatas de Bach porque reúne, ao mesmo tempo, características de cantatas anteriores, que serão abandonadas pelo compositor, e elementos que se tornarão frequentes nas suas cantatas posteriores.

Nas cantatas anteriores, a abertura era feita por uma sinfonia, os textos eram trechos literais da Bíblia e a música estava baseada no moteto – gênero que se caracteriza pela sobreposição de diferentes vozes. Nas cantatas posteriores, as citações bíblicas literais são reservadas aos recitativos, o núcleo da obra são os recitativos e as árias, com um coro colocado geralmente no começo e no fim, e o estilo dos motetos é substituído pelo tom operístico.

Além da cantata, o programa exibiu ainda o prelúdio coral para órgão Aus tiefer Not schreie ich zu dir, “Da profunda necessidade eu clamo a ti” (BWV 686).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do link da emissora no site do Jornal da USP. Às segundas-feiras ele é disponibilizado em formato de podcast na área de podcasts do site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.