Manhã com Bach #22 – Programa mostra a harmoniosa união do sacro e do secular em Bach

“Manhã com Bach” exibe cantata em que o compositor alemão reutilizou movimentos de música de câmara

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=336895

Manhã com Bach #22 – Programa mostra a harmoniosa união do sacro e do secular em Bach
Manhã com Bach - USP

 
 
00:00 / 55:05
 
1X
 

Voltando ao tema do sacro e do secular na obra de Bach – explorado inicialmente na semana anterior -, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), mostrou, nos dias 11 e 12 de julho de 2020, uma cantata sacra em que o compositor alemão reutilizou dois movimentos de um de seus concertos para cravo. O objetivo foi mostrar que o sacro e o secular convivem harmoniosamente na obra de Bach.

Obra composta para ser executada durante o culto religioso, a cantata apresentada no programa foi Gott soll allein mein Herze haben, “Somente Deus deve ter o meu coração” (BWV 169). Antes dela, foi exibido o Concerto para Cravo em Mi Maior (BWV 1053), criado para ser apreciado por burgueses amantes da arte musical.

O primeiro e o segundo movimento (siciliano) do concerto se transformaram, respectivamente, na sinfonia de abertura e no quinto movimento – uma ária para contralto – da cantata.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do link da emissora no site do Jornal da USP. Às segundas-feiras ele é disponibilizado em formato de podcast na área de podcasts do site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.