Manhã com Bach #135: Composta em Leipzig, “Suíte Francesa Número 6” tem mais movimentos

Podcast Manhã com Bach conclui a audição das “Suítes Francesas”, que completam 300 anos

Por
 12/09/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #135: Composta em Leipzig, "Suíte Francesa Número 6" tem mais movimentos
/

Das seis Suítes Francesas de Johann Sebastian Bach, a Suíte Francesa Número 6 é a que tem mais movimentos. No total, são oito: alemanda, corrente, sarabanda, gavota, polonaise, bourrée, minueto e giga. A Suíte Francesa Número 1 possui seis movimentos e as demais, sete. A sexta Suíte Francesa é também a única que foi composta em Leipzig, alguns anos depois das outras cinco peças do conjunto, que surgiram na corte de Cöthen e estavam concluídas ou quase concluídas em 1722 – há exatos 300 anos, portanto.

A Suíte Francesa Número 6 em Mi Maior (BWV 817) é exibida nesta edição do podcast Manhã com Bach. Com isso, o podcast conclui a audição dessas seis obras para teclado de Bach. A audição teve início no começo de agosto passado, quando foi apresentada a Suíte Francesa Número 1 em Ré Menor (BWV 812). Esta edição de Manhã com Bach traz ainda a Partita para Violino Número 3 em Mi Maior (BWV 1006) e a cantata Nimm, was dein ist, und gehe hin, “Toma o que é teu e sai” (BWV 144).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 10 e 11 de setembro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.