Manhã com Bach #131: “Suítes Francesas” trazem doces e salientes melodias, diz Forkel

Primeiro biógrafo de Bach acentua a beleza melódica das seis peças para teclado do compositor alemão

Por
 15/08/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #131: “Suítes Francesas” trazem doces e salientes melodias, diz Forkel
/

Nas Suítes Francesas, Johann Sebastian Bach se mostra menos acadêmico do que nas suas outras suítes e se serve de uma melodia mais doce, mais suave e mais saliente. É assim que o primeiro biógrafo de Bach, o musicólogo alemão Johann Nikolaus Forkel (1749-1818), analisa as seis peças para teclado criadas pelo compositor alemão, que em sua maior parte estavam concluídas em 1722 – há exatos 300 anos, portanto. Forkel é autor do livro Über Johann Sebastian Bachs Leben, Kunst und Kunstwerke, “Sobre a vida, arte e obras de Johann Sebastian Bach”, a primeira obra dedicada à vida e à música de Bach, publicada em 1802.

O podcast Manhã com Bach apresenta nesta edição a segunda dessas seis peças tricentenárias, a Suíte Francesa Número 2 em Dó Menor (BWV 813), além do Trio em Ré Menor (BWV 583), para órgão, e da cantata Preise, Jerusalem, den Herrn, “Louva, Jerusalém, o Senhor” (BWV 119).

Ouça o podcast no link acima.

Esta edição do podcast Manhã com Bach reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 13 e 14 de agosto de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.