Manhã com Bach #126: Obras de Bach para alaúde revelam inquietação do compositor

Embora pouco numerosas, elas mostram que Bach buscava sempre novas formas de expressão artística

Por
 11/07/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #126: Obras de Bach para alaúde revelam inquietação do compositor
/

Embora não sejam numerosas, as composições de Johann Sebastian Bach para alaúde demonstram claramente que o compositor tinha uma personalidade irrequieta, sempre em busca de novas formas de expressão artística. Pode-se deduzir também da natureza dessas obras que Bach estava inteiramente familiarizado com a técnica do alaúde e, possivelmente, era ele mesmo um alaudista.

Esses comentários são do musicólogo austríaco Karl Geiringer, publicados no livro Johann Sebastian Bach – O Apogeu de Uma Era, lançado no Brasil pela Editora Jorge Zahar. Eles foram citados no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 9 e 10 de julho de 2022, que destacou músicas de Bach escritas para alaúde. O programa exibiu o Prelúdio em Dó Menor (BWV 999) e a Suíte em Sol Menor (BWV 995) – ambas composições para aquele instrumento -, além da cantata cantata Wahrlich, wahrlich, ich sage euch, “Verdadeiramente, verdadeiramente eu vos digo” (BWV 86).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.