Manhã com Bach #123: Melodia de “Jesus, Alegria dos Homens” é exibida no “Bachfest 2022”

Um dos mais famosos corais arranjados por Johann Sebastian Bach faz parte de cantata composta em 1723

Por
 20/06/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #123: Melodia de “Jesus, Alegria dos Homens” é exibida no “Bachfest 2022”
/

O coral Wohl mir, dass ich Jesum habe (“Bom para mim que eu tenho Jesus”) foi apresentado no Bachfest, o Festival Bach, realizado de 9 a 19 deste mês em Leipzig, na Alemanha. Esse coral – que faz parte da cantata Herz und Mund und Tat und Leben, “Coração e boca e ação e vida” (BWV 147), de Johann Sebastian Bach – traz a melodia da composição que se tornou famosa no Brasil com o título Jesus, Alegria dos Homens.

A cantata foi exibida no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 18 e 19 de junho de 2022. Como acontece anualmente, Manhã com Bach reproduz músicas apresentadas durante o evento em Leipzig. O programa exibiu ainda o prelúdio coral Dies sind die heil’gen zehn Gebot, “Estes são os santos dez mandamentos” (BWV 678), e o Prelúdio e Fuga em Dó Menor (BWV 546), também executados no Bachfest.

O coral Wohl mir, dass ich Jesum habe corresponde ao sexto movimento da cantata Herz und Mund und Tat und Leben. A mesma melodia se repete no décimo e último movimento da cantata, com outra letra. É esse último movimento que é traduzido e cantado no Brasil com o título de Jesus, Alegria dos Homens. Embora atribuído a Bach, esse coral não é de autoria do compositor alemão, que foi responsável pelo arranjo e pela instrumentação que o tornaram famoso. A melodia foi composta em 1641 pelo compositor alemão Johann Schop e a letra é do compositor, poeta e músico alemão Martin Jahn, como foi mostrado em outra edição de Manhã com Bach (ouça aqui).

Ouça no link acima a íntegra do programa apresentado nos dias 18 e 19 de junho de 2022.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.