Manhã com Bach #122: “Festival Bach” ocorre em Leipzig desde 1904

Neste ano, evento reúne grupos como a orquestra da Sociedade Bach do Paraguai e a Orquestra Sinfônica Jovem da Ucrânia

Por
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #122: "Festival Bach" ocorre em Leipzig desde 1904
/

Três composições de Johann Sebastian Bach apresentadas no Bachfest – o Festival Bach, que acontece em Leipzig, na Alemanha, do dia 9 ao 19 deste mês – foram exibidas no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 11 e 12 de junho de 2022. Elas são o Prelúdio e Fuga em Dó Menor (BWV 549), o Concerto para Três Cravos em Dó Maior (BWV 1064) e a cantata Ach, lieben Christen, seid getrost, “Ah, amados cristãos, sede consolados” (BWV 114). Como ocorre todos os anos, Manhã com Bach acompanha o Bachfest e mostra músicas executadas durante o festival.

Tradicional evento dedicado à música de Bach, o Bachfest acontece em Leipzig desde 1904. Neste ano, serão realizados cerca de 150 eventos, entre concertos, conferências e seminários, em diferentes locais daquela cidade do leste alemão, como igrejas, salas de espetáculo e também ao ar livre. Estão presentes no encontro grupos musicais de vários países, como a orquestra e coro da Sociedade Bach do Paraguai, que nesta quarta-feira, dia 15, vai apresentar três cantatas de Bach, e a Orquestra Sinfônica Jovem da Ucrânia.

Até 1999, o Bachfest era organizado pela Neue Bach Geselschaft, a Nova Sociedade Bach, uma associação dedicada à preservação, estudo e divulgação da obra do compositor alemão, também sediada em Leipzig. A partir daquele ano, o evento passou a ser organizado pelo Arquivo Bach, de Leipzig, e pela Prefeitura da cidade de Leipzig.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.