Ao mesmo tempo em que é uma das mais elevadas expressões da arte musical vocal, a cantata Ich hatte viel Bekümmernis, “Eu tive muitas aflições” (BWV 21), de Johann Sebastian Bach, é uma fonte de consolo e conforto para as pessoas que sofrem as preocupações, necessidades, aflições, medos e perdas típicas da condição humana.
Essa cantata foi apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2022. O programa apresentou ainda o Prelúdio e Fuga em Lá Menor (BWV 551).
A mesma cantata representa também uma transição nas obras vocais de Bach porque reúne características de cantatas anteriores, que serão abandonadas pelo compositor, e elementos que se tornarão frequentes nas suas composições posteriores, como mostrou Manhã com Bach em outra edição do programa.
Ouça no link acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.
As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.