Manhã com Bach #102: Iluminismo e contemplação se unem na música de Bach

Racionalismo e devoção religiosa servem ao objetivo do compositor de elevar a arte musical à perfeição

Por
 24/01/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #102: Iluminismo e contemplação se unem na música de Bach
/

Para alguns especialistas, Johann Sebastian Bach não foi influenciado em nada pelo Iluminismo – ou pela Aufklärung, o termo alemão para designar esse movimento racionalista que exerceu forte influência no pensamento europeu do século 18. Para outros especialistas, o espírito da época está evidenciado no racionalismo da arquitetura musical de Bach. Entre uma e outra dessas posturas, a música de Bach parece constituir uma perfeita síntese entre o Iluminismo e a contemplação, entre o racionalismo e a devoção religiosa, colocados a serviço da busca pela perfeição da arte musical.

Exemplo disso é a cantata Tritt auf die Glaubensbahn, “Anda na estrada da fé” (BWV 152), apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 22 e 23 de janeiro de 2022. Manhã com Bach exibiu ainda a Sinfonia em Ré Maior (BWV 1045) e a Suíte Francesa Número 6 em Mi Maior (BWV 817).

Em razão das férias, essa edição de Manhã com Bach foi uma reapresentação do programa exibido nos dias 20 e 21 de novembro de 2021.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.