Livros com temática LGBTQIAPN+ inserem leitores no debate pela diversidade sexual

Estudo investigou editoras independentes que publicam livros de temática LGBTQIAPN+, sob o entendimento do profissional do livro como mediador do fenômeno comunicacional

Por
 08/12/2022 - Publicado há 1 ano
Novos Cientistas - USP
Novos Cientistas - USP
Livros com temática LGBTQIAPN+ inserem leitores no debate pela diversidade sexual
/

Na edição desta quinta-feira (8) dos Novos Cientistas, a conversa foi com o jornalista Alex Carolino Francisco, que apresentou na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP a pesquisa de mestrado intitulada Páginas coloridas: editoras independentes pela diversidade. A dissertação, que teve a orientação da professora Sandra Lucia Amaral de Assis Reimão, da ECA, buscou compreender como atuam as editoras independentes que publicam livros de temática LGBTQIAPN+. “Buscamos o contexto que relaciona a história do movimento homossexual brasileiro e a mídia impressa, em especial a jornalística, cujos veículos alternativos pautaram as primeiras demandas pelo respeito aos corpos e desejos dissidentes”, declarou o jornalista.

“Dentro da cultura gay divulgada por esses veículos, direcionamos o foco ao livro impresso como mídia propagadora das realidades não normativas”, descreveu o pesquisador. Depois de entender a edição como o processo que dá materialidade ao texto, a partir de pesquisa documental e entrevistas, Alex realizou um levantamento sobre as editoras nacionais de nicho e/ou independentes que se dedicam à construção de um catálogo contemporâneo com narrativas, vivências e estudos sobre o meio LGBTQIAPN+.

“Nesse panorama, investigamos as casas publicadoras em atividade no Estado de São Paulo e recorremos à articulação teórica, conceitual e metodológica para, a partir de entrevistas de compreensão, mostrar como as mulheres editoras atuam dentro das regras e tensões as quais submetem-se e/ou são submetidas no campo editorial”, contou. De acordo com o jornalista, essas mulheres se relacionam como agentes sociais que retraduzem forças externas, a partir do próprio raciocínio, no espaço de lutas simbólicas. A sigla LGBTQIAPN+ abrange pessoas que são Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-Binárias e mais.

Disponível também na plataforma Spotify

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.