Live Ciência USP #04: Coronavírus: danos aos órgãos e sequelas

Quais as consequências do coronavírus nos diversos sistemas? Há sequelas nos pacientes que, em tese, já estão curados? O que os médicos foram aprendendo sobre a doença nestes seis meses de pandemia por aqui? Ouça esta entrevista com Paulo Saldiva e Elnara Negri, que lideram algumas das pesquisas mais avançadas sobre a doença

Por
 10/09/2020 - Publicado há 4 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Live Ciência USP #04: Coronavírus: danos aos órgãos e sequelas
/

Para falar em detalhes como o coronavírus age nos diversos sistemas do corpo humano, incluindo as sequelas que deixa após o final da infecção, Ciência USP convidou o médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da USP Paulo Saldiva. Ele coordena um grupo de pesquisadores que estuda tecidos de pacientes mortos pela doença para entender quais seus mecanismos e danos ao organismo.

Também conversamos com a médica pneumologista do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Hospital Sírio-Libanês Elnara Negri. Entre outros trabalhos importantes, ela teve destacado pela revista Science um artigo que aborda a evolução do tratamento hospitalar da forma severa da covid-19 grave com heparina – anticoagulante indicado para reversão da trombose. Outros estudos internacionais têm comprovado os bons resultados do medicamento na redução dos tempos de intubação e internação dos pacientes em casos graves, indicando que problemas circulatórios são um componente importante da doença.

Apresentação e produção: Luiza Caires
Produção audiovisual: Kleison Paiva
Edição de áudio: Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.