Laboratório da USP oferece psicoterapia on-line para público da terceira idade

Nesta matéria, conversamos sobre saúde mental durante a quarentena com os responsáveis pelo Laboratório de Investigações Médicas 27, localizado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP

Por
Jornal da USP
Laboratório da USP oferece psicoterapia on-line para público da terceira idade
/

A saúde mental é um dos pilares mais importantes para o bem-estar humano, mas, diante de diversas outras preocupações, ela é constantemente deixada de lado por muitos de nós. No entanto, durante a pandemia, os cuidados com a saúde mental têm se tornado cada vez mais prioritários para todas as faixas etárias.

Pensando nisso, o Laboratório de Investigações Médicas 27 (LIM-27), localizado no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, organizou um Grupo de Envelhecimento e Amadurecimento. Na quarentena, a iniciativa tem conduzido sessões on-line de psicoterapia para o público da terceira idade.

Para explicar sobre o papel do LIM-27 e sua iniciativa mais recente, conversamos com Orestes Forlenza, coordenador da parte clínica e de pesquisa do laboratório. Além dele, ouvimos as especialistas Dorli Kamkhagi e Ana Carolina Costa, ambas coordenadoras do projeto. De acordo com eles, o trabalho que está sendo realizado nesse período é de “extrema importância”, especificamente por ser focado no público idoso, que faz parte do grupo de risco da covid-19.

As especialistas contam que, durante os atendimentos, os idosos registram seu sofrimento diante do isolamento social, especialmente por permanecerem distantes de familiares. Para Dorli, o acolhimento fornecido pela terapia on-line tem gerado um retorno positivo mútuo entre especialistas e público-alvo. “A gente percebeu o quanto que eles queriam esse contato, precisavam dessa ajuda e o quanto eles se sentiram gratificados, assim como nós”, finaliza. 

Saiba mais sobre o Laboratório de Investigações Médicas 27 clicando aqui.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e roteiro: Gabriel Guerra
Produção: Denis Pacheco
Edição: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.