O Concerto para piano nº 4 e a Sinfonia Eroica, de Beethoven, foram compostos na mesma época e partem de um impulso em comum. Nesse concerto o compositor reafirma sua insubordinação às convenções musicais do período clássico ao não tratar o piano como uma via para se reexpor os materiais apresentados pela orquestra, mas sim equiparar os papéis de ambos. Ao integrar esses dois opostos (o tutti orquestral e o solo pianístico) no fluir do discurso musical, Beethoven criou um novo tipo de concerto que foi fundamental para os compositores futuros. Dentre eles, citamos o caso do húngaro Béla Bartók, cujo Concerto para Piano nº 3, escrito em 1945, dialoga estritamente com o segundo movimento do Concerto nº 4 de Beethoven.
Neste programa, são apresentadas duas obras, mostrando suas similaridades:
– Concerto para piano nº 4, composto por Ludwig van Beethoven;
– Concerto para piano nº 3, composto por Béla Bartók.
Créditos do programa:
Roteiro, apresentação e montagem: Vitor Ramirez