Jornadas com Beethoven #16: Fidelio, ópera de Beethoven

Terceiro programa do mês de junho trata das inovações da ópera “Fidelio”

 24/06/2020 - Publicado há 4 anos
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #16: Fidelio, ópera de Beethoven
/

Mozart escreveu 22 óperas ao longo de sua vida, Salieri 37 e Beethoven apenas uma: a Fidelio, opus 72b. Tendo custado 12 anos de trabalho, Fidelio foi composta em 1814 e era considerada por Beethoven como “o filho que havia custado mais dores do que os outros e que causou também a maior preocupação”.

O esforço dedicado nesse longo tempo da composição de Fidelio resultou em uma ópera de construção totalmente original para a história do gênero, com inovações que só foram compreendidas muito tempo depois. Não por menos, em 1824, o próprio Beethoven disse: “Fidelio não foi compreendida pelo seu púbico, mas eu o sei, ela ainda será apreciada”.

Neste programa comentamos trechos da ópera a fim de demonstrar sua originalidade.

Créditos do Programa

Roteiro, apresentação e montagem: Vitor Ramirez

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.