História do Rock #33: O glam metal entrou em declínio no início da década de 1990

Entre os motivos do desinteresse pelo estilo está a ascensão do grunge e as bandas Nirvana, Soundgarden, Alice In Chains e Pearl Jam

 14/06/2022 - Publicado há 2 anos
História do Rock - USP
História do Rock - USP
História do Rock #33: O glam metal entrou em declínio no início da década de 1990
/

No História do Rock desta semana, o produtor e apresentador Gabriel Soares finaliza a série sobre glam metal, mostrando os últimos anos de sucesso e derrocada do estilo, ocorrido no início da década de 1990. E aproveitando para comemorar o Dia dos Namorados, Soares apresenta power ballads, embalando “os corações apaixonados”.

O glam metal chegou à década de 1990 como um dos gêneros musicais mais populares nos Estados Unidos e, depois, teve um rápido declínio. “Um dos principais motivos da perda de interesse pelo glam metal foi a ascensão do grunge”, adianta Soares, citando as bandas Nirvana, Soundgarden, Alice In Chains e Pearl Jam. 

Em 1988, foram lançados importantes álbuns como New Jersey, do Bon Jovi, o álbum de estreia do Winger e o segundo álbum da banda Poison, Open Up And Say… Ah!, que traz a balada Every Rose Has Its Thorn, apresentada no programa. 

No ano seguinte, o Motley Crue lançou seu álbum de maior sucesso comercial, Dr. Feelgood, o único álbum da banda a atingir o topo das paradas, com mais de 6 milhões de cópias vendidas. O disco também trouxe faixas de sucesso, como “a romântica” Without You, que atingiu o 8º lugar na Billboard.

“Na esteira de todo esse sucesso”, conta o apresentador, continuaram a surgir novas bandas de glam metal, entre elas Skid Row e Warrant, que lançaram os primeiros álbuns em 1989. Seguindo a seleção de baladas, Soares apresenta I Remember You, do Skid Row, e Heaven, do Warrant, duas músicas que atingiram o top 10 de singles da Billboard. “Dois clássicos das power ballads”, arremata. 

Em 1990, as bandas Slaughter e Firehouse estrearam com seus álbuns chegando às posições 18ª e 21ª, respectivamente, na Billboard 200. Soares também apresenta Fly To The Angels, do Slaughter. 

Com o surgimento do grunge, na década de 1990, “muitas bandas tentaram adaptar sua sonoridade ou mesmo se desmancharam durante esse período, outras continuaram com sua sonoridade, mas sem grande sucesso comercial”, diz o produtor. Os últimos respiros do glam metal no mainstream foram os discos dos Guns n’ Roses, lançados simultaneamente, Use Your Illusion 1 e 2, ambos atingindo os primeiros lugares da Billboard na semana de lançamento. Para fechar a série, o produtor apresenta “a balada, não exatamente romântica”, Don’t Cry

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares e Rosemeire Talamone

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.